quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Petróleo e gás natural podem não ser fósseis


Bigorna de diamante, usada para reproduzir as gigantescas pressões existentes abaixo da crosta terrestre.[Imagem: Department of Physics/University of Cambridge]



Olá Leitores!

Começo esse post com este título extremamente "chamativo" que apareceu no site http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php. É uma reportagem que não chama somente a atenção do leitor que busca informações sobre petróleo ou energia, mas também de qualquer um que veja este título, que mostra que o que aprendemos na escolinha pode estar errado.

Este site, conhecido por divulgar notícias principalmente sobre tecnologia, digamos "cinza" e "comum" (sobre robôs, computadores, materiais novos, nanotubos de carbono, etc.), mostrou que também tem interesse em divulgar descobertas científicas que não tenham esse aspecto de desenvolvimento de um produto novo que você verá nas prateleiras no próximo natal.

A reportagem em questão não está com uma linguagem muito simples, um aluno de ensino médio teria algumas dificuldades em entender alguns trechos que não foram explicados. Assim como a parte do texto que fala do experimento que o grupo de pesquisas que promove outra teoria do surgimento do petróleo fez.

Apesar de pecar um pouco na linguagem, eles referenciaram muito bem o texto, além de referenciarem o artigo o qual é baseada a reportagem, também falam os nomes dos cientistas e as instiuções que realizaram as pesquisas mencionadas no texto.

Na reportagem existe uma imagem para ajudar o leitor a compreender o experimento, além disso, sua fonte está explícita. Esta imagem está no inicio da postagem.



Caso, caro leitor, tenha interesse em ler esta reportagem, o link é : http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=petroleo-gas-natural-nao-fosseis&id=010115090803

Nenhum comentário:

Postar um comentário